domingo, 29 de agosto de 2010

Post sem motivos

(imagem do deviantart by cadynho)

Ainda não sei o motivo desta postagem. Meu coração está doendo um pouco. Acho que é apenas para passar o tempo. Mas tanto faz, como o blog é meu, faço com ele o que eu quiser, portanto cabe a tí, leitor, ler ou não ler este e os vários posts que se encontram aqui no blog.

Um barco navega, sonhando, contente
Na tarde de julho - e o sol, complacente,
O mar ilumina em fulgor resplandecente...

Crianças felizes, na praia abrigadas,
Num grupo de três, a escutar, encantadas,
Um simples relato de lendas douradas...

Desbotam memórias a cada arrebol
Dos ecos arcanos de antigo farol -
As geadas do inverno mataram o sol!...

O fantasma de Alice assombra-me ainda,
Debaixo dos céus se movendo - tão linda!
Na terra invisível de sonhos infinda...

Somente crianças, ao ouvirem a história,
Com olhos ansiosos, atentas à glória,
Percebem o outro no meio da escória...

E fazem seus ninhos na Terra Encantada,
Sonhando de dia e na noite estrelada
Com mortos verões transformados em nada...

E ao serem jogadas na estranha corrida
É a mensagem dourada afinal percebida:
Que a vida é um sonho e que o sonho é a vida!...
Lewis Carroll

Sinceramente, não entendi muita coisa dessa poesia maluca. A única coisa que compreendi foi o último verso.
Achei a imagem ali de cima bonita.
Se alguém entender essa poesia, avisa?

Na verdade, eu sou uma romântica covarde, que tem 'semancol' a cada duas horas, seguido duma vontade de morte, logo depois de abatimento e vazio contínuo, seguido de uma suposta 'coragem' para enfrentar o próximo dia.
Faz sentido, é só pensar.

2 comentários:

  1. Lewis Carroll é o autor de "Alice no País das Maravilhas".

    Carroll, já um homem maduro, era muito próximo de uma garota (menina, aliás) muitíssimo mais nova do que ele, a ponto de ser possível pensar que tenha nutrido um amor que deveria ser mantido secreto e unilateral. É provável que a história tenha sido escrita como uma forma de extravasar esse sentimento e concretizá-lo, ainda que na fantasia. Vale mencionar que "Alice" não era a única menina por quem ele demonstrava algum afeto.

    Conforme li o poema, eu o imaginei lendo a história a algumas crianças e as sensações que isso tenha evocado. Repare no "relato de lendas douradas"; isso bem pode ser uma lembrança de seu tempo com a menina, bem como o fantasma que ainda o ronda.
    As alusões ao inverno e verões mortos, sinais da passagem do tempo e do definhar, podem ser uma demonstração da distância temporal e biológica entre ele e o seus objetos de "adoração". =)

    Espero ter sido útil! ;D

    ResponderExcluir
  2. Ah, é. Acho que entendi e_e' Tipo, eu ja sabia de toda a hist. dele [eu li os livros "alice e lalala" e sabia um pouco da hist. dele]. Bom, acho q consegui entender um pouco.[é, eu não vou reler o poema 8Dq
    :*

    ResponderExcluir