terça-feira, 7 de setembro de 2010

Debutante

Oi, sentiram minha falta? Eu sei que sentiram *-* /nemdeixeiresponderq

Bom...como já deve ter percebido, o tema deste post vai ser sobre debutante. É, festa de quinze anos, isso mesmo. Fui convidada para uma e ela foi ontem.

Fui pesquisar no google o motivo, mas não achei coisa alguma que preste. E não tenho paciência para buscas detalhadas [rs].

Quando pequena, minha mãe apenas comentou comigo sobre esse tipo de festa, que fora inventado para apresentar as novas damas á sociedade; que tinha uma festa ao qual a maioria dos convidados eram homens e iriam conhecer a moça que talvez, futuramente, chegasse a ser sua futura esposa. Bom, não sei se é isso mesmo, e se não for, avisa.[rsq]

O caso é que isso é uma coisa muito estranha para se fazer no século XXI. Já não é a mesma coisa, fora que perdeu totalmente o sentido. E também, se quisermos que nós, mulheres, tenhamos alguma voz na sociedade, para quê fazer esse tipo de festa? Fazendo essas festas, apenas eterniza, mostra que os antigos estavam certos em tratar a mulher como um objeto.

É, não gosto não. Fora que é superchato. E que eu fico sem fazer nada a festa inteira. E saio quando começa a baladinha[eu gosto de músicas de balada -rs]. É bem ruim ir nessas festas...

Bom, ja disse minha opnião. Preciso dormir.

Beijo e boa semana.

5 comentários:

  1. Olha, eu mesmo não sei a origem exata destas festas.
    O que eu posso supor é que ela serve como um remanescente dos antigos ritos de passagem que se situavam entre a infância e a idade adulta em sociedades antigas.
    O conceito de adolescência é extremamente atual, pode-se situar o seu surgimento ainda na primeira metade do século XX. Então, como se vê, o indivíduo ia de criança a adulto de uma vez só, sem fase intermediária, até porque não podíamos nos dar ao luxo de perder anos de nossa curta vida (~40 anos em média durante um BOM tempo) com mais um estágio improdutivo do crescimento. Esses rituais (atualmente ainda subsistem os bar mitzvah e bat mitzvah nas comunidades judaicas) cumpriam justamente esse papel de dizer que, após determinado acontecimento, o garoto ou garota já estava apto a se comportar como um adulto, casar, ter filhos e prover a casa.
    Pensando em antigas idades-limite, enquanto atualmente trabalhamos com 18 anos de idade para a maioridade (21 em outros lugares), antigamente já se utilizou 16 e 12 anos como a idade limítrofe entre a infância e a vida adulta. Os b'nai mitzvah usam a segunda idade, enquanto provavelmente as festas de debutante referem-se a uma época posterior, dado que utilizam os 15 anos como marco. Deve ser algo do século XVI ou XVII, sei lá.

    Antropologia, off. Comentário, on.

    Eu gostava de festas de debutante quando serviam algo ligeiramente alcoólico AIRIAIRAI. Atualmente eu não preciso mais delas pra isso, tampouco conheço garotas nessa faixa etária (o que não é ruim).

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quis saber porque fazem festas de 15 anos, também nunca encontrei uma resposta muito concreta. Não fui em muitas festas desse tipo na minha vida, mas curto as que tem bebida, adoro! Haha
    Obrigado por me seguir, te seguirei também, curti seu blog.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  3. Comentário 1
    Momento antropológico, omg.q é bem sua cara msm ir p/ festas e beber, mas não esperava que você fizesse isso desde essa época...G_G

    Comentário 2
    Por que todo mundo gosta de beber? Não consigo entender...>>"
    Te sigo no twitter faz tanto tempo...qq thanks.

    :*

    ResponderExcluir
  4. Haha eu não sou um drunkaholic (q), mas gosto de beber um pouco de vez em quando :D

    ResponderExcluir