domingo, 19 de dezembro de 2010

Árvore de Natal

Quando eu penso em 'Natal' vem em minha mente três coisas: presentes, consumo e tentativa de bondade. Mas tem uma outra coisa que também não sai de casa e da minha cabeça: a árvore de natal. Todos os lugares possuem esse ítem natalino, e em casa é que ele não pode faltar.

Como existem dois tipos de árvore de natal - o pinheiro natural e o artificial - as pessoas pensam 'Qual eu devo levar?'

Elaborei uma lista de prós e contras de cada um para facilitar:

Natural

prós

  • ocupa espaço em casa por tempo temporário;
  • você pode 'descartá-la' plantando-a em algum local público;
  • com o tempo, o pinheiro exala um cheiro típico dele, o que agrada à muitas pessoas.

contras

  • algumas pessoas não gostam do cheiro exalado pela árvore;
  • nem todos os enfeites não são prejudiciais à árvore (ex: pisca-pisca pode danificar as folhas e provocar uma morte mais rápida e prematura da árvore)
  • junto com a árvore costumam vir insetos, tais como aranhas e tatu-bolas (SIM, É POSSÍVEL VIR TATU-BOLA);
  • você precisa ter o compromisso de cuidar da árvore, assim como você cuida de uma flor;
  • você precisa comprar todo ano uma nova árvore.

Artificial

prós

  • você compra uma só vez a árvore, pois por ser artificial você pode guardá-la em casa;
  • não tem o compromisso de cuidar da vida da árvore (enfeites de todos os tamanhos, cores e luminosidade são aceitos);
  • a praticidade do produto em sí.

contras

  • ocupa espaço em casa depois da festividade natalina;
  • dependendo do local da casa, a umidade pode deixar marcas na árvore, tais como mofo;
  • tem gente que não gosta de montar as peças da árvore (tipo eu -rs)

Entre uma árvore artificial e uma natural, eu prefiro mil vezes uma artificial. Acho 'desumano' possuir uma árvore natural em casa apenas na época de natal para enfeitar a casa. Seria o mesmo que pegar uma pessoa (à natura, nua), colocá-la em casa e enfeitá-la; festejar enquanto ela definha aos poucos; e depois, no dia dos reis magos, tirar todos os enfeites e ou jogá-la, simplesmente, fora porque está morta, ou tentar plantá-la (o que eu acho correto). Fora que é o cúmulo pensar que as árvores não possuem sentimentos, nem raciocínio só porque não se comunicam conosco ou porque são vegetais. [-rs]

Concluindo, é preferencial uma árvore artificial.

Feliz Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário